Detalhes dos Cursos
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre-RS.

Para Quem?

● Profissionais da Educação: docentes (EI, EF, EM), coordenação pedagógica, orientação/psicologia escolar e gestão. ● Gestores e equipes intersetoriais: gestores municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. ● Servidores públicos municipais que atuam com crianças, adolescentes e famílias (CREAS/CRAS, conselhos, proteção social).

Inscreva-se

Quando?

22 de outubro de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre-RS.

Para Quem?

● Profissionais da Educação: docentes (EI, EF, EM), coordenação pedagógica, orientação/psicologia escolar e gestão. ● Gestores e equipes intersetoriais: gestores municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. ● Servidores públicos municipais que atuam com crianças, adolescentes e famílias (CREAS/CRAS, conselhos, proteção social).

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Parceira Acadêmica

Dependências na Infância e Adolescência: prevenção, manejo escolar e rede de proteção

Apresentação

O cenário atual combina maior disponibilidade de substâncias, banalização do álcool e nicotina (incluindo dispositivos eletrônicos) e hiperexposição a telas e jogos em idades cada vez mais precoces. Isso se traduz, na escola, em quedas de rendimento, problemas de atenção/sono/comportamento, conflitos e sofrimento psíquico.

Diante desse quadro, este segundo módulo de nossa formação continuada em saúde mental oferece formação prática e contínua para que a rede municipal previna, identifique precocemente e maneje situações de risco de forma responsável e integrada, fortalecendo vínculos, segurança e aprendizagem e qualificando os encaminhamentos à rede de proteção e saúde (UBS/ESF, CAPS AD, Assistência Social e Conselho Tutelar).

Público-Alvo

● Profissionais da Educação: docentes (EI, EF, EM), coordenação pedagógica, orientação/psicologia escolar e gestão.


● Gestores e equipes intersetoriais: gestores municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.


● Servidores públicos municipais que atuam com crianças, adolescentes e famílias (CREAS/CRAS, conselhos, proteção social).

Data / Horário

22 de outubro de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Local

Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre-RS.

Carga horária

07 horas.

Conteúdo Programático

1) Conceitos fundamentais
a) O que é dependência química: critérios simplificados (DSM-5/OMS), tolerância, abstinência, perda de controle, prejuízos funcionais e risco.
b) Uso x abuso x dependência: diferenças práticas, exemplos do cotidiano escolar e como reconhecer progressões de risco.
c) Tipos de substâncias:
i) Lícitas: álcool, tabaco/nicotina (inclui vapes), cafeína/energéticos – efeitos, sinais físicos e comportamentais, riscos específicos para adolescentes.
ii) Ilícitas: maconha, cocaína, crack, alucinógenos – efeitos agudos e crônicos, impacto em aprendizagem, memória e tomada de decisão.
d) Cérebro adolescente: noções de neurodesenvolvimento (córtex pré-frontal em maturação), neurobiologia da recompensa, papel da dopamina, plasticidade cerebral e por que a adolescência é janela de maior vulnerabilidade.


2) Impactos na infância e adolescência
a) Sinais de alerta em sala de aula
b) Efeitos sobre aprendizagem e comportamento: atenção, memória, funções executivas, sono, impulsividade, conflitos e indisciplina.
c) Relações com saúde mental: como o uso precoce pode se associar ou agravar ansiedade, depressão e quadros psicóticos; quando e como acionar avaliação especializada.


3) Novas dependências e uso problemático de telas
a) Telas e sono/foco/regulação emocional: efeitos da hiperestimulação, ciclo sono-vigília, multitarefa e queda de rendimento.
b) Jogos/Internet: definição e critérios de uso problemático, sinais em casa e na escola, fatores de risco (bullying, baixa autoestima, isolamento) e de proteção (rotina, supervisão, vínculos).
c) Diretrizes práticas para higiene do sono digital, limites de tempo, pactos de uso e manejo de conflitos.


4) Neurobiologia básica das dependências (aplicada ao cotidiano escolar)
a) Circuito de recompensa: “gatilhos”, antecipação de recompensa, tolerância e reforço.
b) Especificidades dos adolescentes: maior sensibilidade à recompensa e menor controle inibitório.
c) Como “regular” esse sistema hoje: estratégias realistas frente a telas, jogos e SPAs (sem substâncias), oferecendo recompensas saudáveis (esporte, arte, propósito, vínculos, metas).


5) Prevenção no contexto escolar (baseada em evidências)
a) Identificação precoce: triangulação de informações (professores, orientação, família) e registro responsável.
b) Estratégias preventivas: projeto de vida, habilidades socioemocionais (autocontrole, empatia, tomada de decisão), práticas esportivas e culturais, tutoria e pertencimento escolar.
c) Rede de proteção: papel da escola na promoção, prevenção e encaminhamento qualificado; construção de fluxos claros com Saúde e Assistência Social.

6) Técnicas básicas inspiradas na TCC para manejo em sala
a) Psicoeducação simples: relação pensamento–emoção–comportamento e áreas cerebrais envolvidas.
b) Reconhecimento de gatilhos e emoções; linguagem para conversar com o(a) aluno(a) sem estigmatizar.
c) Ferramentas de autorregulação: respiração diafragmática, pausa atenciosa (mindfulness breve), planejamento de alternativas e reforço positivo.

7) Casos clínicos hipotéticos e planos de ação
a) Discussão de cenários realistas (ex.: queda de notas + faltas; aluno sonolento; conflito envolvendo vaping; gamer com inversão de sono).
b) Passo a passo de manejo escolar: o que observar, como registrar, como conversar, quando e como acionar a família e a rede.


8) “Descobri um caso. E agora?”
a) Primeiros passos: acolher, ouvir, garantir segurança e registrar.
b) Abordagem com aluno e responsáveis: roteiro de conversa, linguagem não acusatória, combinados e corresponsabilização.
c) Dentro da escola: papel de professores, coordenação, serviço de orientação/psicologia escolar e gestão.
d) Acionamento da rede: quando e como contatar UBS/ESF, CAPS AD, Assistência Social e Conselho Tutelar; o que cada esfera faz; documentação necessária.
e) Fluxo de acompanhamento: devolutivas, metas, monitoramento e reavaliação.

Inscreva-se
Professor(a)

Daianna Menotte - ● Médica formada pela UFCSPA e psiquiatra pelo Hospital Mãe de Deus, com 10 anos de experiência clínica. ● Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUCRS e em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia. ● Professora na Cyro Martins, Wainer Psicologia e na Pacto (comunidade terapêutica em dependência química) ● Dedicada ao ensino e à prática clínica, unindo técnica e cuidado em saúde mental.

Professor(a)

Rodrigo Chaise - ● Psicólogo (CRP 07/33172) graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). ● Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da PUCRS. ● Coordenador do CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes, Ilhas (NHNI).

Professor(a)

Vítor Rocco Torrez - Médico Psiquiatra CRM 41601/RQE 38290. PhD em Bioquímica (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS). Professor de Psiquiatria (CCYM).

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 503,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 452,70 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 472,82 por participante
03 a ou mais participantes R$ 425,54 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 659,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 593,10 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 619,46 por participante
03 a ou mais participantes R$ 557,51 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 945,64 por participante
03 ou mais participantes R$ 851,08 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 1.006,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 848,70 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.
- E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).
- WHATSAPP: (51) 98041-5821.


Registramos que, uma vez feita a inscrição, procederemos o processo de cobrança. Em caso de cancelamento, solicitamos que o mesmo seja realizado em até 5 (cinco) dias úteis antes do evento.


CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno, apenas no formato digital. O acesso será enviado por e-mail em até 48h após a finalização do evento.
Atenção: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.

IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 5 dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio.


VAGAS LIMITADAS


INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
Whatsapp (51) 98041-5821
E-mail cursos@dpmeducacao.com.br
Site www.dpmeducacao.com.br
Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h