Detalhes dos Cursos
Detalhes dos Cursos

Para Quem?

Integrantes das comissões de licitações e cadastro de fornecedores, pregoeiros, equipes de apoio, servidores dos setores de compras, licitações e contratos, controladores internos, Secretários de Administração e Fazenda, assessores jurídicos e demais servidores interessados.   

lotado Nova Turma

(Inscrições abertas)

Lista de espera

Quando?

Dias 04, 05, 06 e 07 de maio: da 08h às 12h (4 MANHÃS consecutivas).  

Para Quem?

Integrantes das comissões de licitações e cadastro de fornecedores, pregoeiros, equipes de apoio, servidores dos setores de compras, licitações e contratos, controladores internos, Secretários de Administração e Fazenda, assessores jurídicos e demais servidores interessados.   

lotado Nova Turma

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Parceira Acadêmica
Curso ao Vivo: Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021): tudo o que você precisa saber num curso intensivo
Apresentação

No dia 1º de abril de 2021, foi publicada a Lei Federal nº 14.133/2021, Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, cujo objetivo é a unificação das Leis nº 8.666/1993 - Lei de Licitações, nº 10.520/2002 - Lei do Pregão, e os artigos 1º a 47-A da Lei nº 12.462/2011 - Lei do Regime Diferenciado das Contratações (RDC).


Considerando que as Administrações poderão escolher, pelo período de 2 anos, entre usar as atuais legislações ou já a nova, o treinamento em questão visa esclarecer, através de um treinamento intensivo, as inúmeras inovações trazidas pela Lei nº 14.133/2021, dentre elas, a substituição de normas legais já defasadas, a modificação das modalidades licitatórias, a ampliação dos limites para dispensa de licitação, a substituição da comissão de licitação por um agente de contratação, os novos critérios de julgamento, a realização de licitações eletrônicas (e não só o pregão), o que são os procedimentos auxiliares e as novas regras atinentes aos contratos administrativos.


Posteriormente, a pretensão da DPM Educação é ofertar treinamentos segmentados por assuntos, para que possamos aprofundar temas específicos, oportunizando que os servidores realizem o curso do tema de seu interesse, por exemplo: modalidades licitatórias, contratações diretas, procedimentos auxiliares, execução dos contratos administrativos etc. Mas para que isso seja possível, faz-se necessária a compreensão da Lei de uma forma geral, objetivo deste treinamento intensivo.


Este curso tem por objetivo orientar as Administrações nesse momento de incerteza, em que servidores e gestores públicos devem estar se questionando sobre às novidades trazidas pelo legislador, em especial pelo fato de ainda não haver manifestação dos órgãos de controle, nem mesmo da doutrina, quanto aos novos procedimentos atinentes às contratações públicas, de modo a explicitar quais são as modificações, em que pontos os órgãos públicos deverão se adequar, bem como de que forma ocorrerá a transição entre a utilização das legislações atuais (Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 10.520/2002) em relação à nova (Lei nº 14.133/2021).

Público-Alvo

Integrantes das comissões de licitações e cadastro de fornecedores, pregoeiros, equipes de apoio, servidores dos setores de compras, licitações e contratos, controladores internos, Secretários de Administração e Fazenda, assessores jurídicos e demais servidores interessados.   

Data / Horário

Dias 04, 05, 06 e 07 de maio: da 08h às 12h (4 MANHÃS consecutivas).  

Carga horária

16 horas-aula.

Metodologia

Aulas transmitidas por meio de recursos audiovisuais, pelo zoom.

NA TARDE DA VÉSPERA DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO CRIAREMOS GRUPO DE WHATSAPP PARA ENVIO DAS INFORMAÇÕES DE ACESSO.

Programação

1. Introdução: regras de transição entre as Leis atual e nova


2. Dos Agentes Públicos
2.1 Agente de contratação
2.2 Pregoeiro
2.3 Possibilidade de assessoramento de empresa/profissional


3. Do Processo Licitatório
3.1 Modalidades licitatórias
3.1.1 Pregão
3.1.2 Concorrência
3.1.3 Concurso
3.1.4 Leilão
3.1.5 Diálogo competitivo
3.2 Critérios de julgamento
3.3 As novas fases dos certames
3.4 Licitações no formato eletrônico
3.5 Quais os novos impedidos de contratar com o Poder Público?


4. Aspectos inerentes ao planejamento das contratações
4.1 A importância da elaboração do plano de contratações anual
4.2 Novas diretrizes para a realização de pesquisa de mercado
4.3 Hipótese de dispensa de projeto básico
4.4 O processo de padronização de objetos x amostras
4.5 Quais serviços poderão ser terceirizados e quais as vedações legais?
4.6 Critério de reajustamento de preços de serviços contínuos


5. Do Parecer Jurídico
5.1 Aspectos intrínsecos ao parecer jurídico
5.2 Aprovação ou desaprovação da contratação pelo assessor jurídico
5.3 Natureza do vínculo do assessor jurídico


6. Da Publicidade dos Editais
6.1 Quais os novos meios e prazos de divulgação dos editais de licitação?
6.2 O que é o Portal Nacional de Contratações Públicas?


7. Das Propostas e dos Lances
7.1 Modos de disputa aberto x fechado
7.2 Possibilidade de análise apenas da proposta mais bem classificada
7.3 Diligência para aferir a exequibilidade
7.4 Critérios de desempate


8. Da Habilitação
8.1 As novas declarações obrigatórias a serem exigidas dos licitantes
8.2 Possibilidade de habilitação por processo eletrônico, se regulamentada
8.3 Apresentação, substituição e dispensa dos documentos de habilitação
8.4 Visita técnica
8.5 Qualificação técnico-profissional
8.6 Habilitação fiscal, social e trabalhista
8.7 Habilitação econômico-financeira


9. Do Encerramento da Licitação
9.1 Possibilidade de saneamento de irregularidades identificadas antes da homologação
9.2 Demais atos que a autoridade superior poderá praticar nessa fase


10. Da Contratação Direta
10.1 Instrução do processo de contratação direta
10.2 Hipóteses de inexigibilidade de licitação
10.3 Hipóteses de dispensa licitação
10.3.1 Novos limites
10.3.2 Requisitos da emergência
10.3.3 Cômputo do limite legal
10.3.4 Manutenção veicular


11. Dos Instrumentos Auxiliares
11.1 Enfim, a previsão legal do credenciamento
11.2 O que é a pré-qualificação e o procedimento de manifestação de interesse?
11.3 As novidades trazidas ao sistema de registro de preços
11.4 Cadastro de fornecedores


12. Dos Contratos Administrativos
12.1 Cláusulas necessárias
12.2 Hipóteses de dispensa do contrato
12.3 Critérios de reajustamento de preços
12.4 Onde publicar os contratos e seus aditamentos?
12.5 Regras atinentes à garantia contratual
12.6 Alocação de riscos: o que é isso?
12.7 Novas regras de vigência dos contratos e suas exceções
12.8 Responsabilidade pelos encargos, por regra, exclusiva do contratado
12.9 Regras de subcontratação
12.10 Alteração dos contratos
12.10.1 Limites de alteração
12.10.2 Reequilíbrio econômico-financeiro
12.10.3 Alterações em obras
12.10.4 Repactuação em serviços contínuos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra
12.10.5 Hipóteses de alteração por simples apostila
12.11 Hipóteses de extinção dos contratos
12.12 Formas de extinção
12.12.1 Unilateral
12.12.2 Consensual
12.12.2.1 Acordo entre as partes
12.12.2.2 Conciliação
12.12.2.3 Mediação
12.12.2.4 Comitê de resolução de disputas
12.12.4.1 Decisão arbitral


13. Recebimento do objeto


14. Pagamentos
14.1 Hipóteses de alteração da ordem cronológica
14.2 Vedação, por regra, de pagamento antecipado


15. Nulidade dos contratos


16. Meios alternativos de resolução de controvérsias


17. Das Irregularidades constatadas nas licitações e nos contratos
17.1 Infrações
17.2 Sanções
17.3 Situações a serem consideradas quando da aplicação das sanções administrativas
17.4 Possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica da empresa
17.5 Informação junto ao CEIS e CNEP
17.6 Reabilitação


18. Impugnações e pedidos de esclarecimentos


19. Recurso
19.1 Prazo
19.2 Hipóteses
19.3 Forma de apresentação
19.4 Julgamento único


20. Controle das contratações
20.1 Linhas de defesa
20.2 Suspensão cautelar do processo licitatório


21. Alterações legislativas
21.1 Código de Processo Civil – prioridade de tramitação
21.2 Crimes - inclusão no Título XI da parte Especial do Código Penal, o Capítulo II-B, destinado aos crimes praticados em licitações e contratos Administrativos.

lotado Nova Turma

(Inscrições abertas)

Lista de espera
Professor(a)

Bruna Polizelli Torossian - Advogada, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação

Professor(a)

Caroline Dias Nesi - Especialista em Direito Público, Ex-Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 529,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 476,10 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 497,26 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados Associados (DPM)
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 693,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 651,42 por participante
03 a ou mais participantes R$ 623,70 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 0,00 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 0,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 0,00 por participante
DADOS BANCÁRIOS
Instruções

INSCRIÇÕES
- WEB: 
Clique no botão INSCREVA-SE.
- E-MAIL: 
Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).
- WHATSAPP: 
(51)99191-2022.

NA VÉSPERA DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO SERÁ CRIADO O GRUPO DE WHATSAPP PARA ENVIO DAS INFORMAÇÕES DE ACESSO, BEM COMO ENVIAREMOS POR E-MAIL O LINK E MATERIAL DA AULA.

IMPORTANTE: VERIFIQUE A QUALIDADE DE SUA INTERNET, NÃO PODEMOS NOS RESPONSABILIZAR PELO SINAL DE RECEBIMENTO DO EVENTO QUE SERÁ REALIZADO AO VIVO.


TESTE suas configurações de conexão, áudio, microfone e câmera (recomendável, mas não obrigatório ter webcam)  COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA.

REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PROCEDEREMOS O PROCESSO DE COBRANÇA. PARA TANTO, SEGUEM NOSSOS DADOS PARA EMPENHO E/OU PAGAMENTO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.

DADOS PARA EMPENHO: DPM EDUCAÇÃO LTDA., CNPJ 13.021.017/0001-77

DADOS BANCÁRIOS
Pagamentos que forem efetuados por depósito ou transferência bancária deverão ser efetuados na conta corrente nº 06.3244830-9, agência 0100, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - BANRISUL (041) e os respectivos comprovantes encaminhados imediatamente para o e-mail cursos@dpmeducacao.com.br, para fins de emissão da nota fiscal eletrônica.

INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400, whatsapp (51) 99191-2022
E-mail cursos@dpmeducacao.com.br ou chat online em www.dpmeducacao.com.br, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h.

ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.