Página de Impressão dos Cursos

PRÓ-GESTÃO RPPS NA PRÁTICA: a modernização e profissionalização da gestão para a certificação institucional do RPPS, agora com Nível de Acesso

Apresentação

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, tem por objetivo auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, com a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Ainda que a adesão ao Pró-Gestão RPPS seja facultativa, não podemos desconsiderar que aderir ao programa certamente contribui com a modernização e profissionalização dos RPPS. Especialmente no que diz respeito aos investimentos, por exemplo, possuir a Certificação Pró-Gestão possibilita que o RPPS seja considerado Investidor Qualificado ou Investidor Profissional, aumentando as possibilidades de aplicação dos recursos do RPPS e, consequentemente, maiores rentabilidades. De forma a estimular a certificação institucional Pró-Gestão, especialmente de RRPS de menor porte, foi criado o Nível de Acesso à Certificação, que objetiva de forma clara o ingresso de mais RPPS ao programa, além de preparar seu ambiente organizacional. Para a habilitação à certificação Pró-Gestão RPPS há a necessidade de ações prévias, as quais podem ser observadas por qualquer Regime Próprio, tendo em vista que objetivam a melhoria na organização das atividades e processos, padronizando rotinas de boas práticas, o que resultará em melhorias e benefícios tanto internos quanto externos à organização. Durante o curso serão abordadas as alterações previstas no Manual 3.6, com vigência a partir de 21 de fevereiro de 2025, bem como as inovações quanto ao Nível de Acesso, conforme o Manual Nível de Acesso, versão 1.0. Neste treinamento objetivamos abordar, além das questões de orientação geral a serem observadas para a busca e manutenção da certificação Pró-Gestão, as questões práticas, considerando que obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, o que permite evitar retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização, possibilitando ao gestor ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

Data / Horário

22 de maio de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h;
23 de maio de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. ASPECTOS GERAIS DO PRÓ-GESTÃO RPPS 1.1 Conceitos e definições básicos 1.2 Objetivos e premissas 2. COMO FAZER A CERTIFICAÇÃO NO PRÓ-GESTÃO RPPS: Procedimentos e critérios mínimos a serem observados 2.1 O diagnóstico da gestão do RPPS 2.2 O Plano de Trabalho 3. AS TRÊS DIMENSÕES DO PRÓ-GESTÃO RPPS com base no Manual 3.6 e no Manual do Nível de Acesso: 3.1 CONTROLES INTERNOS 3.1.1 Mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS – o que é e quais as áreas mínimas a serem mapeadas conforme o Nível de Aderência  3.1.2 Manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS – o que fazer e como fazer? 3.1.3 Certificação dos Dirigentes, Membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, do Responsável pela Gestão dos Recursos e Membros do Comitê de Investimentos 3.1.4 Estrutura de Controle Interno – como atender à exigência? 3.1.5 Política de segurança da informação 3.1.6 Gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores públicos, aposentados e pensionistas 3.2 GOVERNANÇA CORPORATIVA 3.2.1 Relatório de governança corporativa – instrumento de transparência e prestação de contas da gestão 3.2.2 Planejamento – Plano de Ação Anual ou Planejamento Estratégico? 3.2.3 Relatório de gestão atuarial – informações mínimas obrigatórias 3.2.4 Código de ética 3.2.5 Políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor e revisão de aposentadoria por incapacidade 3.2.6 Política de Investimentos – base legal, obrigatoriedade de transparência, acompanhamento periódico 3.2.7 Comitê de Investimentos 3.2.8 Transparência 3.2.9 Definição de limites de alçadas 3.2.10 Segregação das atividades 3.2.11 Ouvidoria 3.2.12 Diretoria Executiva – necessidade de indicação da autoridade mais elevada da Unidade Gestora, no caso de RPPS na forma de Fundo 3.2.13 Conselho Fiscal 3.2.14 Conselho Deliberativo 3.2.15 Mandato, representação e recondução 3.2.16 Gestão de pessoas  3.3. EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 3.3.1 O plano de capacitação para servidores, dirigentes e conselheiros 3.3.2 As ações com os segurados e a sociedade 4. A MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO: prazos e procedimentos a serem observados

Local

AUDITÓRIO DA DPM EDUCAÇÃO, sito na Avenida Pernambuco, 1001, Térreo, Bairro Navegantes, Porto Alegre-RS.

Carga horária

14 horas.

Público Alvo

Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários, Procuradores e Assessores Jurídicos; Gestores e membros dos Conselhos do RPPS; integrantes do Controle Interno; servidores que executam atividades vinculadas ao RPPS; demais servidores interessados.  

Professor(a)

Elisandra Carloto Saciloto - Licenciatura em Matemática e Física. Especialista em Gestão Escolar e Gestão Pública. Pós-Graduanda em Gestão Financeira. Certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – CPA 20 e CPA 10. Certificação CP RPPS CGINVI pelo Instituto Totum. Vasta experiência na área pública.

Professor(a)

Tatiana Matte de Azevedo - Graduada em Direito. Pós-graduada, em nível de especialização, na área de Direito Civil e Processual Civil. Especialista na área de Previdência Pública. Certificada pelo Instituto Totum - Certificação CP RPPS DIRIG RPPS-I. Advogada e Consultora Jurídica da Pause & Perin - Advogados e Professora da DPM Educação.

Investimento

ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin- Advogados - DPM
Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 666,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 599,40 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 626,04 por participante
03 a ou mais participantes R$ 563,44 por participante
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados - DPM
Valores para pagamento POR BOLETO VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 872,00 por participante
03 ou mais participantes R$ 784,80 por participante
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) VALOR BRUTO PARA EMPENHO
01 a 02 participantes R$ 819,68 por participante
03 a ou mais participantes R$ 737,71 por participante
Dados para empenho: DPM Educação Ltda., CNPJ 13.021.017/0001-77 Dados para empenho:
DPM Educação Ltda.,
CNPJ 13.021.017/0001-77
DEMAIS INTERESSADOS
Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX VALOR
01 a 02 participantes R$ 1.253,02 por participante
03 ou mais participantes R$ 1.127,72 por participante
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO VALOR
01 a 02 participantes R$ 1.333,00 por participante
03 a ou mais participantes R$ 1.199,70 por participante
DADOS BANCÁRIOS

INSCRIÇÕES
- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.
- E-MAIL: Encaminhar para cursos@dpmeducacao.com.br mensagem informando município, título do curso desejado, nome completo do(a) inscrito(a) sem abreviaturas, CPF, cargo, e-mail e telefones de contato (profissional e celular).
- WHATSAPP: (51) 98041-5821.


REGISTRAMOS QUE, UMA VEZ FEITA A INSCRIÇÃO, PROCEDEREMOS O PROCESSO DE COBRANÇA. PARA TANTO, SEGUEM NOSSOS DADOS PARA EMPENHO E/OU PAGAMENTO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA.


CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno em até 48h úteis após o término do evento.


Importante: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.


IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 3 (três) dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio.


INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
Whatsapp (51) 98041-5821
E-mail cursos@dpmeducacao.com.br
Site www.dpmeducacao.com.br
Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h


ATENÇÃO: VAGAS LIMITADAS