Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - Oitiva da Sociedade Civil e Plano de Aplicação de Recursos - PAR - 2º ciclo
A Lei Federal nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura está sendo executada em todo o Brasil desde 2024. A referida legislação, que não se confunde com a Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, busca estimular ações e atividades culturais; subsidiar a manutenção de espaços artísticos e ambientes culturais; e incentivar programas, projetos e ações de democratização a produção e fruição da arte e cultura. Para receberem recursos do 2º ciclo, os Município devem enviar o plano de ação até 26 de maio de 2025. Ainda, a PNAB dispõe que os entes federados devem ouvir a sociedade civil e preencher o Plano de Aplicação de Recursos – PAR, documento obrigatório para aplicação dos recursos a ser elaborado até 1º de julho de 2025. Os municípios devem estar atentos, pois o plano de ação a ser enviado neste ano será essencial para recebimento dos recursos para os próximos ciclos.
21 de maio de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
1. POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC - PNAB 2. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL 2.1 Constituição da República 2.2 Lei nº 14.399/2022 2.3 Decreto Federal nº 11.740/2023 2.4 Lei Federal nº 14.903/2024 2.5 Decreto Federal nº 11.453/2023 2.6 Comunicados, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias do Ministério da Cultura 3. APLICAÇÃO DOS RECURSOS 3.1 Ações gerais 3.1.1 Fomento Cultural 3.1.2 Obras, Reformas e Aquisição de bens culturais 3.1.3 Subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais 3.2 Implementar a Política Nacional de Cultura Viva (Lei Nº 13.018/2014) 3.3 Custo Operacional (5%) 3.4 Destinação dos recursos 4. PLANO DE AÇÃO 4.1. Preenchendo o Plano de Ação 4.2. Envio do Plano de Ação 5. PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL 5.1. Oitiva do Conselho Municipal de Política Cultural 5.2. Assembleias gerais 5.3. Tópicos que devem ser discutidos com a sociedade civil 5.4. Fiscalização do plano de ação e do PAAR 6. PLANO ANUAL DE APLICAÇÃO DE RECURSOS – PAR 6.1. Detalhamento do planejamento 6.2. Definição de metas 6.3. Prazos para execução 6.4. Envio do PAR para o Ministério da Cultura 6.5. Avaliação pelo Ministério da Cultura 6.6. Alterações no PAR 7. QUESTÕES RELEVANTES NA EXECUÇÃO DA PNAB
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre-RS.
07 horas.
Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretaria de Governo, Secretarias Municipais de Cultura, membros dos Conselhos Municipais, Procuradores, Assessores Jurídicos, Contadores, Técnicos Contábeis, Controladores Internos, Organizações da Sociedade Civil (entidades, associações, ONG´s), e demais interessados.
Lucas Manito Käfer - Advogado, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Consultor da Pause & Perin e Professor da DPM Educação.
ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin- Advogados - DPM | |
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Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 503,00 por participante |
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R$ 452,70 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 472,82 por participante |
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R$ 425,54 por participante |
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados - DPM | |
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Valores para pagamento POR BOLETO | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 659,00 por participante |
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R$ 593,10 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 619,46 por participante |
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R$ 557,51 por participante |
DEMAIS INTERESSADOS | |
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Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX | VALOR |
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R$ 945,64 por participante |
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R$ 851,08 por participante |
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO | VALOR |
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R$ 1.006,00 por participante |
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R$ 905,40 por participante |
DADOS BANCÁRIOS | |
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INSCRIÇÕES
- WEB: Clique no botão INSCREVA-SE.
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Registramos que, uma vez feita a inscrição, procederemos o processo de cobrança. Em caso de cancelamento, solicitamos que o mesmo seja realizado em até 5 (cinco) dias úteis antes do evento.
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno, apenas no formato digital. O acesso será enviado por e-mail em até 48h após a finalização do evento.
Atenção: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.
IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 5 dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio.
VAGAS LIMITADAS
INFORMAÇÕES
Telefone (51) 3027-3400
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Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h