Habilitação Econômico-Financeira de Licitantes: o que exigir e como analisar?
A análise econômico-financeira é uma etapa essencial nas contratações públicas, prevista no art. 69 da Lei Federal n.º 14.133/2021. Sua correta aplicação permite mitigar riscos à Administração e assegurar que os contratados possuam capacidade financeira mínima para a execução do objeto. Nesse contexto, a DPM Educação oferece o presente curso, visando capacitar os servidores públicos na elaboração de editais com exigências econômico-financeiras, abordando tanto a definição da documentação necessária a ser exigida no edital, quanto a leitura e interpretação das demonstrações contábeis, com aplicação prática de índices utilizados na fase de habilitação. O curso também apresentará orientações de órgãos de controle e propostas de implantação de controles internos, com o objetivo de evitar licitações fracassadas ou impugnadas. Durante a capacitação, será conduzido um estudo prático que fortalecerá a análise técnica e a segurança das decisões administrativas.
25 de junho de 2025: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
1. FUNDAMENTOS DA QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.1 O que é a fase de habilitação nas contratações públicas? 1.2 Exigências permitidas pela Constituição da República 1.3 O que exige a Lei Federal nº 14.133/2021 (art. 69)? 1.4 Diferença entre exigência contábil e critério de julgamento 1.5 Conceitos contábeis básicos aplicados à habilitação 2. LIMITES LEGAIS E EXIGÊNCIAS PERMITIDAS 2.1 Vedação de inserção de cláusula de restrição ou direcionamento no edital 2.2 Capital social mínimo x capital integralizado 2.3 Vedação a índices de rentabilidade e exigências abusivas 2.4 Uso legítimo do balanço patrimonial e dos índices contábeis 2.5 Obrigações e exceções aplicáveis ao Microempreendedor Individual (MEI) 2.6 Como inserir corretamente a exigência de qualificação econômico-financeira no edital 2.7 Exposição de caso real: análise de edital com exigência irregular e proposta de ajuste 3. ANÁLISE CONTÁBIL APLICADA À HABILITAÇÃO 3.1 Demonstrações exigidas para a análise contábil 3.2 Cálculo e interpretação de indicadores econômico-financeiros 3.3 Leitura e interpretação dos resultados 3.4 Como montar um parecer técnico com base nas demonstrações 3.5 Estudo de caso 3.6 Preenchimento orientado da Ficha de Avaliação Contábil 4. JURISPRUDÊNCIA, RESPONSABILIDADES E PADRONIZAÇÃO 4.1 O que dizem os órgãos de controle sobre recuperação judicial, fixação de limites e justificativa técnica obrigatória 4.2 Responsabilidades da comissão de contratação, do pregoeiro e da assessoria jurídica 4.3 Consequências de exigências ilegais e análise de riscos 4.4 Sugestão de normativo interno para padronização da exigência e avaliação contábil
Auditório da DPM Educação, sito na Av. Pernambuco, 1001, Térreo, Navegantes, Porto Alegre-RS.
07 horas.
Servidores que atuam na elaboração, análise e aplicação de editais de licitação, em especial agentes de contratação, pregoeiros, contadores públicos e controladores internos, bem como demais servidores interessados.
Bruna Polizelli Torossian - Advogada, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.
Diego Rodrigues Velho - Contador, Especialista em Gestão de Contas Públicas e Mestrando em Controladoria e Contabilidade. Responsável pelas áreas de Licitações, Finanças e Contratos da Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Professor da DPM Educação
ENTES PÚBLICOS COM contrato de consultoria com a Pause & Perin- Advogados - DPM | |
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Valores para pagamento JUNTAMENTE COM A MENSALIDADE | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 503,00 por participante |
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R$ 452,70 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 472,82 por participante |
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R$ 425,54 por participante |
ENTES PÚBLICOS SEM contrato de consultoria com a Pause & Perin - Advogados - DPM | |
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Valores para pagamento POR BOLETO | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 659,00 por participante |
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R$ 593,10 por participante |
Valores para pagamento ANTECIPADO COM DESCONTO somente por transferência/PIX (sem emissão de boleto) | VALOR BRUTO PARA EMPENHO |
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R$ 619,46 por participante |
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R$ 557,51 por participante |
DEMAIS INTERESSADOS | |
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Valores para pagamento POR TRANSFERÊNCIA OU PIX | VALOR |
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R$ 945,64 por participante |
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R$ 851,08 por participante |
Valores para pagamento POR BOLETO BANCÁRIO | VALOR |
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R$ 1.006,00 por participante |
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R$ 905,40 por participante |
DADOS BANCÁRIOS | |
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INSCRIÇÕES
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CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
Será disponibilizado na central do aluno, apenas no formato digital. O acesso será enviado por e-mail em até 48h após a finalização do evento.
Atenção: Informamos que atrasos e saídas antecipadas serão computadas e registradas para fins de cálculo do percentual de frequência contemplado no certificado.
IMPORTANTE: No caso do não atingimento do número mínimo de inscritos para viabilidade do evento, este curso poderá ser cancelado até 5 dias úteis antes de sua realização, mediante aviso prévio.
VAGAS LIMITADAS
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Telefone (51) 3027-3400
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Segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 17h